sábado, 6 de agosto de 2016

Salvar Jogo no Blender 2.69 para jogar em Linux (.run)

Usando o Blender 2.69, que é a versão disponível no Gerenciador de Aplicativos do Linux Mint 17.2.
Para criar um jogo no Blender e deixar jogável, executável em windows (ver atualização da edição) e em linux você deve seguir exatamente o passo a passo destes vídeos no youtube:

Se você usa a versão 2.69 do Blender, você vai precisar de um script específico, Este link ensina como usar:
Script de Como Salvar seu Jogo para .EXE na BGE (Blender Game Engine) | SmaXCap

Veja como fazer no Vídeo no Youtube:
Como Criar um Jogo no Blender - Salvando o Jogo .EXE ou Executável #57

Para baixar o Script:
game_engine_save_as_runtime - SmaXCap.py
OBS: para o Script funcionar você deve deletar as duas primeiras linhas de propaganda do site SmaXCap

Este é o tutorial para tornar o jogo executável em Linux: Basta proceder exatamente como nos tutoriais anteriores, mas ao invés de salvar como .exe, salve como .run, veja aqui:
Blender - Criando jogo executável para Linux

Outro detalhe, você só vai conseguir salvar o .exe ou .run no seu disco rígido, não funciona se tentar salvar em mídia removível, HD externo por exemplo, depois de salvo no computador você pode copiar para a mídia removível, mas para jogá-lo terá que copiar para o computador.

Atualização 09/08/16:
Segundo este link, How to make my standalone game not require blender installation, um game criado em Linux apenas rodará em Linux e um game criado em Windows rodará apenas em Windows.

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